Educação Infantil
A leitura é um dos principais elementos de ligação do indivíduo com a sociedade, por isso a alfabetização inicia-se na Educação Infantil, estendendo-se até a vida adulta. A alfabetização surgiu inicialmente para dar sustentação tanto à escrita quanto à leitura, pois era necessário que as futuras gerações tomassem conhecimento do que acontecia o que possibilitaria o surgimento das regras de alfabetização. No decorrer do processo de alfabetização, viu-se a importância das crianças entrarem em contato com diferentes tipos de textos, para compreender os gêneros textuais, suas particularidades e diferenças, para só assim, fazer uma leitura de mundo. Surgindo então, a distinção entre estes dois termos: alfabetização e letramento.
Portanto, não é necessário que a criança esteja alfabetizada para ter acesso aos diferentes gêneros textuais e deles fazer uso, pois a proposta básica de se alfabetizar letrando é justamente fazer com que a criança se aproprie do sistema de escrita e seja inserida nas práticas de leitura de forma simultânea e complementar.
A prática do docente é extremamente importante nesse processo de letramento, ele tem a função de, desde a Educação Infantil, iniciar de forma lúdica, prazerosa, partindo da realidade do aluno e inserindo-o nos gêneros textuais, dos quais o educando fará a leitura de mundo. A criança precisa compreender o que está lendo e saber utilizar no seu cotidiano. E essa, é justamente a proposta do Colégio COC Jardim Botânico, fazer com que nossos alunos não sejam apenas alfabetizados, mas saibam interpretar e dar significado ao saber construindo juntos o aprendizado e fazendo com que a criança se aproprie do sistema de escrita e seja inserida nas práticas de leitura.