15/04 – Momento Interativo: Programa de Inteligência Socioemocional – Ens. Fund. II

Você sabia que garantir um desenvolvimento pleno e saudável é o que buscamos para seus filhos? Queremos que o aprendizado socioemocional ofereça bases sólidas para a vida futura de todos.

Nosso Programa de Inteligência Socioemocional são aulas que promovem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, essenciais para que construam uma vida plena, autônoma, responsável e saudável.

O desenvolvimento de habilidades associadas a autoconhecimento, autocontrole, relacionamentos interpessoais, tomada de decisão, resolução de conflitos e consciência social causa forte impacto positivo na vida pessoal, social, acadêmica e profissional do jovem.

Essas habilidades podem e devem ser ensinadas, e essa é a proposta do nosso Programa de Inteligência Socioemocional. Com a prática, as habilidades são assimiladas e passam a fazer parte do comportamento dos jovens.

Devemos lembrar também que as habilidades socioemocionais tem um papel importante no progresso do desempenho escolar. Jovens com mais habilidade no convívio social e no trato com as emoções tem mais condições de aprender e aplicar o que aprendem.

O nosso Programa de Inteligência Emocional contempla os seguintes eixos:

• 1º Bimestre – Gerenciamento de emoções e autoconhecimento.

• 2º Bimestre – Relações afetivas e sociais.

• 3º Bimestre – Autorregulação e resolução de conflitos.

• 4º Bimestre – Projetos pessoais e metas.

Desta forma, ao longo de todo o ano, o aluno terá aulas semanais onde aprenderá a conhecer e lidar com suas emoções, a conviver com as outras pessoas de forma saudável, a lidar com os desafios de maneira organizada e responsável, e a melhorar sua autonomia e confiança.

A cada semana, uma “Atividade para casa” deverá ser realizada junto com a família, facilitando o aprendizado de todos, expandindo o alcance das habilidades socioemocionais para todos que fazem parte do núcleo familiar do aluno.

Como pai, mãe ou responsável, você desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades socioemocionais de seu filho. O sucesso dele depende também de você, e da maneira como irá participar da sua aprendizagem socioemocional.

Assim, ao longo das aulas, durante todo ano, é importante que você participe ativamente das atividades propostas. Além disso, também procure conversar sobre os temas apresentados, pergunte como está aplicando o que está aprendendo. Aproveite a oportunidade semanal da “Atividade para casa”, ou crie outras oportunidades para essas conversas.